HOMO MODERNUS

Código: 9786556910857
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Autora:
Denise Ferreira da Silva

Brochura, 14x21cm, 480p, português, Cobogó, 2022

ISBN 978-65-5691-085-7

Como o arsenal do conhecimento científico e social justifica o assassinato de pessoas pretas? Homo modernus ― Para uma ideia global de raça (Editora Cobogó) apresenta uma análise contundente da força política do racial na sociedade contemporânea. Este livro, escrito originalmente em inglês e publicado em 2007 nos Estados Unidos, se tornou fundamental para a compreensão da teoria inovadora da pensadora negra-brasileira Denise Ferreira da Silva – escritora, artista e professora interdisciplinar de grande relevância internacional – sobre as questões éticas do presente global. Nas palavras de Saidiya Hartman, escritora e professora da Columbia University, “é um estudo brilhante sobre o papel essencial da raça na modernidade global” e “um dos grandes textos dos Estudos Negros [Black Studies]”. Remontando à história da filosofia moderna, de Descartes a Herder, e dialogando com mulheres pensadoras contemporâneas como bell hooks, Judith Butler e Kum-Kum Bhavnani, a autora desafia os modos usados para entender a subjugação racial e reformula a figura central dos relatos éticos – o conceito do homo modernus, isto é, a consciência global/histórica. Como define Jorge Vasconcellos, professor da UFF e teórico-ativista do Coletivo 28 de Maio, “a autora nos propõe ― com sua obra de pensamento e com suas práticas artísticas ― ferramentas teóricas e sensíveis que se transformam a um só tempo em armas de investigação acadêmica e usina conceitual libertária”. Ao confrontar radicalmente nossas formas de compreender a racialidade, Homo Modernus, com um texto poético e incisivo, é tanto uma poderosa investigação acadêmica quanto um experimento para pensar e viver o mundo hoje.

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade