IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho.
Escultura moldada no barro e finalizada através de queima em forno rústico a lenha.
Altura aproximada: 18cm.
SOBRE MESTRA NEGUINHA
(Belo Jardim, PE)
O povoado de Sítio Rodrigues, no município pernambucano de Belo Jardim, tem como tradição a produção artesanal de potes, cuscuzeiras, panelas e outros utensílios de cerâmica, feitos para uso de seus moradores. Nos últimos anos alguns ceramistas vêm transcendendo o utilitário e passaram a se expressar de outras formas através do mesmo material. Os métodos continuam fiéis à tradição: as peças são modeladas sem o uso de torno e a queima é rústica, a céu aberto, no que eles chamam de forno cachimbo.
Um nome de destaque é o de Maria do Carmo dos Santos (Belo Jardim, PE, 1971), mais conhecida como Neguinha, que começou a modelar o barro aos quatro anos de idade e desde os sete anos vende suas peças. São Francisco, Frei Damião, tamanduás, galinhas e cabeças estão em seu repertório.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade