IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho.
Escultura moldada no barro e finalizada através de queima em forno rústico a lenha.
Altura aproximada cabeça PP: 15cm.
Altura aproximada cabeça P: 18cm.
SOBRE MESTRA CIDA LIMA
(Belo Jardim, PE)
O povoado de Sítio Rodrigues, no município pernambucano de Belo Jardim, tem como tradição a produção artesanal de potes, cuscuzeiras, panelas e outros utensílios de cerâmica, feitos para uso de seus moradores. Nos últimos anos alguns ceramistas vêm transcendendo o utilitário e passaram a se expressar de outras formas através do mesmo material.
Um nome de destaque é o de Maria Aparecida de Lima Silva (Belo Jardim, PE, 1968), mais conhecida como Cida Lima, que tem as esculturas de cabeças como seu carro chefe. Os métodos de produção locais continuam fiéis à tradição – que no caso de Cida Lima remonta pelo menos até seu bisavô. As peças são modeladas sem o uso de torno e a queima é rústica, a céu aberto, no que eles chamam de forno cachimbo.
Hoje, Cida Lima é reconhecida como mestra pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade