IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho e/ou trançado.
Dimensão aproximada: 25 cm de altura.
SOBRE O POVO INDÍGENA YE'KWANA
Os Ye’kwana vivem no Sul da Venezuela e na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, em três comunidades principais: Fuduuwaadunnha, Waichannha e Kudatannha. Como diz o site do Instituto Socioambiental (ISA), entre eles “não faz sentido falar das artes como algo separado de outros domínios da vida. Assim como outras habilidades, a capacidade de fabricar artefatos é expressão de uma pessoa que é sábia, tawaanojo’nato. Essa sabedoria encontrada na arte de fazer com perfeição objetos importantes para o seu modo de vida encontra a sua base nas histórias antigas, nos cantos e nos conhecimentos rituais necessários para se viver bem”.
Cipó titica, arumã, curauá, envira e bambu são algumas das fibras utilizadas na elaboração de tipitis, peneiras, balaios e cestos. A associação de dois tipos de fibras ou de fibras em cor natural e pintadas de preto ou vermelho, nas mesmas peças, permite a composição de grafismos com motivos complexos. Além dos grafismos tradicionais, jovens artesãos têm inovado nas formas, tanto na aplicação em cestaria, quanto nos artefatos e tangas de miçangas de vidro. Peças de madeira como banquinho, remos e carimbos para pintura corporal também têm produção contínua pela etnia.
O MASP Loja compra as peças por meio do Centro de Artesanato de Roraima, instalado com duas dezenas de boxes no centro de Boa Vista. A iniciativa é do Sindicato dos Artesãos Autônomos e das Empresas de Artesanato do Estado de Roraima (Sindearter), fundado em 1991.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade