TECIDO ESTAMPADA M - POVO INDÍGENA OFAIÉ

Código: 0017655
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Foto meramente ilustrativa. 

Como se trata de uma peça artesanal, pode haver variações nos desenhos e nas cores (mais escuras ou mais claras).

Peça trabalhada manualmente com detalhes em bordado e pintura.

Dimensão aproximada: 1,4 x 1,4m.

 

POVO INDIGENA OFAIÉ
(Brasilandia, MS)

Os Ofaié passaram por muitos desterros ao longo de suahistória. Até o início do século 20, eles eram milhares, e habitavam a margem direita do rio Paraná. Seu território foi ocupado por fazendas de pecuária, e eles expulsos para outras regiões. Apenas em 1992, quando restavam apenas algumas dezenas de sobreviventes, conseguiram recuperar uma pequena porção de suas terras, em Brasilândia, no Mato Grosso do Sul. Mas a Terra Indígena Ofaié ainda aguarda a homologação por decreto presidencial. A única aldeia existente, Anodi, tem hoje 104 moradores (com a incorporação também de casamentos interétnicos com os Guarani Kaiowá), dos quais apenas cinco pessoas falam a língua Ofaié.

Os tecidos escolhidos pelo MASP Loja são elaborados por um grupo de 12 mulheres. Os tecidos de algodão ou tricoline recebem desenhos que representam animais, sementes e plantas da região e muitas vezes inscrições de identificação em Ofaié, com o objetivo de resgatar a língua materna e a história do povo. As técnicas utilizadas são os carimbos ou estêncil, que marcam tecidos que podem ou não serem bordados posteriormente. O grupo é liderado pela atual vice- cacique Ramona Coimbra Pereira e teve consultoria do designer Renato Imbroisi.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade