TECIDO ESTAMPADO PEIXES VERMELHOS - POVO INDÍGENA JURUNA

Código: 0018335-peixesvermelhos
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Como se trata de uma peça artesanal, pode haver variações nos desenhos e nas cores (mais escuras ou mais claras). Vale lembrar que a peça é pintada manualmente, portanto, é possível que algumas manchas de tinta estejam presentes.

Algodão com impressão em estêncil.

Dimensão aproximada: 0,85m x 2,02m.

 

POVO INDIGENA JURUNA

Autodenominados Yudjá, os Juruna formavam um único povo na região do baixo e do médio Xingu, até o início do século 20. Hoje ocupam duas áreas em situações distintas: uma no Parque Indígena do Xingu (PIX), onde mantêm parte de sua cultura tradicional, sua língua, seus costumes; e outra, na Volta Grande do Xingu (VGX), no município de Altamira, no Pará, onde sofrem um processo gradativo de perda de referências culturais. Isso ocorreu pelo contato intensivo com os brancos desde a construção da Transamazônica, nos anos 1970, numa situação que se agravou com a instalação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Dentro de uma ação maior de mitigação de danos causados pelas iniciativas de governos e empresas, consultores têm promovido, desde 2011, a ida dos Juruna da Volta Grande do Xingu para o Parque Indígena do Xingu, onde realizam intercâmbios pontuais para seu fortalecimento cultural junto aos parentes, em um processo de atualização do repertório tradicional de manifestações artísticas e artefatos. Desde 2020, um grupo de designers com coordenação de Ida Hammoy e de Renato Imbroisi tem trabalhado nas aldeias de Boa Vista, Jaguar, Lakarika, Mïratu, Paquiçamba, Pupekuri e Yiapukaka - Furo Seco, para desenvolver linhas de objetos artesanais sintonizados com essas referências culturais renovadas. É dali que vêm os objetos do MASP Loja, com tecidos pintados na técnica do estêncil ou à mão livre, e adornos de miçangas, nos quais os detalhes de bichos da região (tatu, cobra, peixes) passaram a ser representados em sofisticadas construções tridimensionais.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade