IMPORTANTE Foto meramente ilustrativa! Como se trata de uma peça artesanal, os grafismos não se repetem.
Algodão cru pintado a mão.
Os tecidos possuem cerca de 60 cm x 80 cm, podendo variar alguns centímetros para mais ou para menos.
POVO INDIGENA KAYAPÓ MEKRÃGNOTI
Os Kayapó, autodenominados Mebêngôkre, são um povo com tradição guerreira. Nas décadas de 1980 e 1990, ficaram conhecidos nacional e internacionalmente pelo protagonismo na luta de povos indígenas por seus direitos, com o cacique Raoni à frente. O MASP Loja apresenta em seu portfólio objetos do subgrupo Kayapó Mekrãgnoti, que ocupa as Terras Indígenas Baú e Menkragnoti, ao norte do Mato Grosso e sul do Pará, em uma área de 6,5 milhões de hectares. O trabalho é coordenado pelo Instituto Kabu, criado pelos próprios indígenas em 2008, com sede no município de Novo Progresso, no Pará. A produção de cerca de 300 mulheres distribuídas por nove aldeias ocorre em duas frentes principais: tecidos e miçangas, ambas desenvolvidas a partir do rico vocabulário das pinturas corporais. Os grafismos são inspirados no cenário local, como casco de jabuti, couro de cobra, casco do tracajá, asa de borboleta, cabaça, casca de árvores, pegadas e rastros de animais. As Kayapó vendem os próprios tecidos ou fabricam com eles almofadas, aventais, jogos americanos, bolsas, quadros, roupas e calçados. As miçangas são usadas em colares, braçadeiras, perneiras, tiaras, brincos e cintos rituais.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade