IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho ou pintura.
Réplica de cerâmica.
Dimensão aproximada: 15x14cm.
SOBRE O PROJETO REPLICANDO O PASSADO
O Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém, tem uma das mais expressivas coleções de arte pré-colonial do país. Desde 2022, o projeto “Replicando o passado” coloca esse acervo ao alcance de um maior número de pessoas, com a produção seriada de réplicas de 21 obras de diferentes culturas arqueológicas da Amazônia. Ela é feita por ceramistas do bairro de Paracuri, distrito de Icoaraci, na capital paraense, e a certificação é feita caso a caso pela equipe de arqueólogos do Museu. Um carimbo colocado na base da peça marca de forma permanente que aquela não é um item original, e etiquetas individualizadas informam sobre a obra e a cultura da qual provém. O projeto, que trabalha com o conceito de “réplica artesanal”, procurou fazer uma intervenção positiva num processo de banalização que vinha ocorrendo na produção de suvenires para turistas, inspirados nas cerâmicas arqueológicas, mas esvaziados de seus significados, produzindo uma identidade amazônica genérica. Assim, o trabalho dos artesãos é revitalizado, enquanto o Museu Goeldi cumpre a função de salvaguarda e divulgação de seu acervo de forma inclusiva, criativa e colaborativa. O MASP Loja selecionou as réplicas de estatueta e vaso zoomorfo da cultura Tapajônica; e estatueta chocalho, tigela e tanga da cultura Marajoara.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade