SOUSPLAT EM PALHA DE BURITI - POVO INDÍGENA WARAO

Código: 0015653
Selecione a opção de Tipo de sousplat Warao:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Foto meramente ilustrativa, os sousplats são vendidos separadamente.

Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho e/ou grafismo.

Sousplat trançado em palha de buriti.

Dimensão aproximada: 35cm.

 

SOBRE O POVO INDÍGENA WARAO

Os Warao (“povo da água”, em língua nativa) vivem há mais de oito mil anos no delta do rio Orinoco, na Venezuela. Desde 2016, dificuldades econômicas têm levado contingentes de sua população a se refugiar na região Norte do Brasil, ocupando abrigos em Manaus, Boa Vista e Pacaraima, entre outros municípios. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) começou a desenvolver o projeto Artesanía Warao, para que as mulheres refugiadas possam continuar a desenvolver sua sofisticada cestaria em palha de buriti (Mauritia flexuosa L. F.), um conhecimento transmitido por meio de gerações e repleto de significados culturais.

Na língua Warao, essa palmeira é chamada de Ojidu, que significa árvore da vida. Dela os indígenas obtêm palhas para a cobertura de suas casas; amido ou fécula para o preparo de comida; frutos para utilização em doces; e parte do tronco para a fabricação do “nobojo”, bebida não alcoólica conhecida como o vinho do buriti. O artesanato com as fibras é bem diferente dos similares brasileiros no uso de buriti. As indígenas extraem apenas as folhas novas, mais macias. Parte da palha extraída passa por um processo de tingimento. Há várias técnicas de trançado, compondo vasos, potes, fruteiras e mandalas. O projeto do Acnur teve parceria do A Casa - Museu do Objeto Brasileiro, de São Paulo, e permite que as artesãs consigam viver com dignidade por meio do saber manual herdado de seus ancestrais.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade