Organização:
Amanda Carneiro
Autores:
Amanda Carneiro, Frederikke Hansen e Gertrude Flentge, Marie Gouiric, Marta Dillon, Miguel López
Design:
Estúdio Margem
Brochura, 18x26cm, 240p, 180 imagens, bilíngue português/inglês, MASP, 2024
ISBN 978-65-5777-070-2 (capa 1 - laranja) 978-65-5777-078-8 (capa 2 - azul)
O coletivo Serigrafistas Queer surgiu em 2007, durante uma oficina para ensinar ativistas a estamparem camisetas para a Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Buenos Aires. Formado por artistas e pelo público espontâneo, o grupo mescla técnicas gráficas acessíveis com palavras de ordem aplicadas em pedaços de papel e faixas de tecido. Este é o primeiro livro monográfico dedicado ao seu trabalho, com cinco textos inéditos que abordam a atuação das artistas em temáticas como justiça reprodutiva, gênero, sexualidade e identidades não normativas na América Latina, além de suas relações com os ateliês populares de serigrafia e com o ativismo político de forma mais ampla. Ricamente ilustrada, esta publicação reproduz 56 obras do coletivo pertencentes à coleção do MASP, fanzines com verbetes sobre os trabalhos e registros visuais do processo criativo, além de um manual de impressão serigráfica feito pelas próprias artistas para ser levado em manifestações. Publicado no contexto da primeira exposição monográfica do coletivo, Serigrafistas Queer: liberdade para as sensibilidades é um livro essencial para quem deseja se aprofundar nas relações entre artes gráficas, ativismo e cultura LGBTQIA+.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade