IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho e/ou grafismo.
Sereio moldado no barro e finalizado através de queima em forno rústico a lenha.
Dimensão aproximada: 16cm de altura e 20cm comprimento.
SOBRE MANO DE BAÉ
(Tracunhaém, PE)
Evilásio Leão Machado (Tracunhaém, PE, 1979), conhecido como Mano de Baé, aprendeu a lidar com o barro com seu pai, Manoel Leão Machado, o mestre Baé. O aprendizado começou ainda na infância, quando ajudava a preparar o barro e dar acabamento às peças. Quando o pai adoeceu e parou de trabalhar, Mano de Baé começou a modelar. Conforme o aumento da demanda, o artesão chama para auxiliá-lo o irmão Eliú Leão Machado e outros moradores da região.
A queima das peças é feita em fornos rústicos à lenha, seguindo a tradição do município que se distingue como um polo da cerâmica artística. Na temática, Mano de Baé inova, dando vazão tanto a figuras míticas como a sereia – muito longe do universo do sertão – quanto aos casais heteroafetivos e homoafetivos, uma ideia, segundo ele, que surgiu para mostrar que “todo mundo tem direito de ser feliz”.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade