PULSEIRA DE PIAÇAVA AJUSTÁVEL - POVO INDÍGENA BARÉ

Código: 0006856
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Produto artesanal, contém variações de tamanho e coloração. Foto ilustrativa.

 

SOBRE O POVO INDÍGENA BARÉ

(Amazonas)

Os indígenas Baré vivem, principalmente, ao longo do Rio Xié e alto curso do Rio Negro, no Estado do Amazonas, e na Venezuela. As fibras de piaçava (Leopoldinia piassava); arumã (Ischnosiphon arouma) e tucum (Bactris setosa Mart) são as mais empregadas na cestaria. O MASP Loja trabalha com cestos, brincos, pulseiras e fruteiras elaboradas por indígenas da comunidade de Foz do Rio Içana, no município de São Gabriel da Cachoeira. O tingimento é natural: o vermelho vem do urucum, o marrom, do crajiru; e o amarelo, do açafrão da terra. Sementes de buriti, açaí, patuá e paxiúba são utilizados em conjunto com fibras vegetais na confecção de adornos variados. A comercialização e a distribuição são feitas pelo Núcleo de Arte e Cultura Indígena de Barcelos (Nacib), organização civil fundada em 2012, que congrega artesãos e agricultores das etnias Arapaso, Baré, Baniwa, Tariana, Tukano e Tuyuca, da região do Alto Rio Negro.

O MASP também tem em seu portfólio objetos em madeira da comunidade Nova Esperança (Surisawa Muraki), da zona rural do município de Manaus, às margens do Rio Negro. As representações de arraia, boto, tatu e peixe-boi são o destaque. Elas exploram as diferentes cores das madeiras caídas na floresta ou de antigas embarcações, como a itaúba, preta; a muirapiranga, avermelhada; e o marupá, bege claro, com detalhes em marchetaria.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade