PULSEIRA DE ARUMÃ - POVO INDÍGENA SATERÉ MAWÉ

Código: 0018209
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Os grafismos não se repetem, cada peça é única.

Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho ou tom da palha.

Pulseira em palha de arumã com dimensão aproximada de 6 cm.

 

SOBRE O POVO INDÍGENA SATERÉ MAWÉ

A Funai estima a população dos Sateré Mawé em cerca de 15 mil pessoas. A maioria vive na Terra Indígena Andirá-Marau, na região do médio Rio Amazonas, e cerca de 10% em áreas urbanas em Manaus, Barreirinha, Maués, Nova Olinda do Norte e Parintins, no estado do Amazonas. A migração, a partir da década de 1970, se deu motivada pela busca de acesso a atendimento de saúde, ensino público gratuito e melhores condições de subsistência. Muitas mulheres se tornaram empregadas domésticas e passaram a viver vários problemas de aculturação numa sociedade preconceituosa e em meio à pobreza. Em 1992, a líder Zenilda da Silva Vilacio fundou a Organização de Mulheres Indígenas Sateré-Mawé, como uma alternativa de renda para que as mulheres pudessem ter uma ocupação que não as obrigasse a se afastarem dos cuidados com os filhos, e onde pudessem utilizar os conhecimentos ancestrais que possuíam. A organização permanece ativa, agora com a liderança da filha de Zenilda, Regina Sateré-Mawé. As indígenas usam sementes variadas de morototó, ingarana, tento, tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.), lágrima de Nossa Senhora, chumburana, pucá, murumuru, muirapiranga, entre outras árvores nativas e fibras vegetais, como arumã (Ischnosiphon arouma) e tucum (Bactris setosa Mart.), na elaboração de colares, pulseiras, brincos e adornos em geral. As matérias-primas são coletadas por mulheres que vivem na Terra Indígena. Desde a pandemia houve a inclusão de plantação de hortas e práticas da medicina tradicional no trabalho das associadas.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade