POLÍTICAS DA INIMIZADE

Código: 9786586941173
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Autor:
Achille Mbembe

Brochura, 14x21cm, 218p, português, N-1 Edições, 2021

ISBN 978-65-86941-17-3

(...) Todo ato de escrita implica, na verdade, o emprego de uma força ou de uma dissonância – que aqui chamamos de elemento. No caso em questão, trata-se de um elemento bruto e de uma força renhida, uma força muito mais de separação do que de reforço do vínculo – uma força de cisão e de real isolamento, aplicada exclusivamente sobre si mesma e que busca se eximir do resto do mundo ao mesmo tempo que almeja, em última instância, assegurar o domínio sobre ele. Na verdade, a reflexão a seguir tem por objeto o retorno da relação de inimizade a uma escala global, assim como suas múltiplas reconfigurações nas condições atuais. O conceito platônico de phármakon – a ideia de um medicamento que atua simultaneamente como remédio e veneno – constitui seu eixo central. Apoiando-se parcialmente na obra política e psiquiátrica de Frantz Fanon, será exposto como, na esteira dos conflitos da descolonização, a guerra (sob a égide da conquista e da ocupação, do terror e da contrainsurgência) se tornou, desde o final do século XX, o sacramento da nossa época.” (...)

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade