IMPORTANTE Foto meramente ilustrativa! Os grafismos não se repetem, portanto, cada peça é única. Por ser artesanal, pode haver também variação de tamanho.
Instrumento musical feito de madeira e sementes, com grafismos em pirogravura e tinta à base de água.
A peça tem cerca de 22cm e pesa aproximadamente 40g.
SOBRE ALEXANDRE PAULEMY
(Oeiras do Pará, PA)
Alexandre Paulemy Monteiro da Silva (Belém, PA, 1976) fabrica instrumentos musicais como agogô, ganzá e pica-pau há cerca de 20 anos. Para confeccioná-los, usa como matéria-prima ouriços da castanha do Pará, sementes de tucumã, paxiúba, galhos de bacurizeiro e madeiras resultantes de árvores caídas ou que precisam de poda para crescer. O artesão se preocupa em usar tudo o que a floresta oferece, coletando, preservando e difundindo a importância da mata em pé. Busca inspirações culturais locais para os grafismos feitos na técnica de pirogravura e pintados com tintas à base de água. Seu interesse surgiu da prática da capoeira e do carimbó, dança de roda bastante difundida na região de Oeiras do Pará, onde vive. Além de tocar os instrumentos, aprendeu a fabricá-los com vários mestres do estado.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade