Autora:
Edsoleda Santos
Brochura, 23x28cm, 32p, português, Solisluna Editora, 2015
ISBN 978-85-8905-960-2
A lenda de Obaluaê, pesquisada pelo etnólogo Pierre Verger na África, narra a chegada desse orixá e o desenvolvimento de seu culto no território Mahi no Daomé. Foi a lenda escolhida para inspirar a criação deste livro pela artista Edsoleda Santos, uma homenagem ao "Velho", como é carinhosamente chamado na Bahia. Orixá de culto particular, cercado de mistérios e dogmas específicos, exigiu da artista Edsoleda Santos uma profunda dedicação e apuro no seu trabalho iconográfico. Em suas pesquisas de campo, Edsoleda buscou orientação de uma sacerdotisa, a senhora Maria Célia Reis, Mãe Branca de Omolú, Yalorixá do terreiro Ìlé Àsé Taoyá Lonin, que há mais de cinquenta anos zela com rigor, orgulho e um profundo respeito pelos preceitos que regem esse orixá. Como resultado, surge um trabalho impecável na sua técnica, suntuoso na construção plástica e sofisticado no trato da aquarela e suas transparências. Cada linha, cada forma, cada elemento utilizados como representação da lenda foram cuidadosamente observados com o firme propósito de manter os mistérios e segredos que cercam esse orixá. Aprendemos neste história que debaixo de suas palhas está o segredo da sua luz; da vida e da morte; do bem e do mal.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade