MORINGA DE CERÂMICA PEQUENA - VALE DO JEQUITINHONHA

Código: 0011739
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Foto ilustrativa! Por ser tratar de uma peça artesanal, pode haver variação de tamanho e/ou cor.

Altura aproximada: 13cm.

 

SOBRE CERÂMICA DO JEQUITINHONHA

(Vale do Jequitinhonha, MG)

A confecção de objetos de cerâmica, inicialmente para uso próprio no cotidiano das casas, vem se tornando nas últimas décadas uma importante fonte de renda para os moradores do Vale do Jequitinhonha. Originalmente coberta pela Mata Atlântica, no século 17 a região viu os pastos para a criação de gado passarem a predominar e empobrecer a paisagem e os habitantes locais. Hoje extensas plantações de eucalipto por grandes produtores impactam na redução da diversidade da fauna e da flora. O Masp Loja trabalha com objetos feitos pela Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre e pela Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo, ambas na zona rural do município de Turmalina, e com cerca de 40 artesãs cada. Moringas, copos, tigelas e casinhas são moldados à mão. As diferentes colorações terrosas dos desenhos sobre a superfície dos objetos são obtidas de barros diversos, e aplicadas com pinceis feitos de penas de aves. As peças são queimadas em forno a lenha a céu aberto.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade