Organização:
Isabella Rjeille
Autores:
Alyce Mahon, Beverly Adams, Fernanda Lopes, Isabella Rjeille, Joanna Fiduccia, Laura Cosendey, Marina Mazze Cerchiaro, Mariola V. Alvarez, Terri Geis, Tirza True Latimer, Veronica Stigger.
Capa-dura, 22x28cm, 304p, 211 imagens, português, MASP, 2021
ISBN 978-65-5777-011-5
Maria Martins (Campanha, Minas Gerais, 1894 – Rio de Janeiro, 1973) é uma artista fundamental na história do modernismo brasileiro, no panorama do surrealismo internacional e na história da arte global do século 20. Ela é conhecida por suas esculturas em bronze, seus desenhos e suas gravuras que representam figuras femininas híbridas, bem como mitologias indígenas amazônicas e afro-brasileiras. Casada com um diplomata, a artista passou grande parte de sua carreira no exterior, dividindo-se entre sua prática artística e sua vida cívica. Nos anos 1940, Martins viveu em Washington e Nova York, onde participou da vibrante cena artística local e teve suas obras incorporadas a importantes coleções estadunidenses, como as do Museum of Modern Art, Metropolitan Museum of Art, Philadelphia Museum of Art, entre outras. Em 1950, Martins retornou definitivamente ao Brasil e colaborou de maneira fundamental com a internacionalização de instituições como a Bienal de São Paulo e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além de ter suas obras incorporadas aos acervos do museu carioca e do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Maria Martins: desejo imaginante é a mais extensa monografia publicada sobre a obra da artista e acompanha a mostra de mesmo nome no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. A publicação inclui 10 textos especialmente comissionados para a ocasião (além de uma republicação) escritos por críticas, curadoras e historiadoras da arte de diferentes gerações no Brasil, nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra. Os textos abordam vários aspectos da obra, como a articulação dos diversos imaginários acerca do Brasil e dos trópicos em seu trabalho, e analisam a recepção e os diálogos que sua produção estabeleceu com os diferentes contextos em que circulou, propondo uma revisão crítica das narrativas modernistas internacionais tradicionais. Uma contribuição decisiva para os estudos sobre a artista, este é um livro essencial para aqueles que desejam conhecer este capítulo fundamental da história do surrealismo e da escultura moderna no Brasil, na América Latina e no mundo.
O MASP Loja comercializa publicações editadas pelo museu, outras editoras, sua linha própria de produtos e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, elaborados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade