IONE SALDANHA: A CIDADE INVENTADA

Código: 9786557770153
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Organização:
Adriano Pedrosa, com a assistência de Laura Cosendey

Autores:
Adriano Pedrosa, Frederic Tuten, Frederico Morais, Laura Cosendey, Lúcio Cardoso, Luisa Duarte, Luiz Camillo Osorio, Luiza Interlenghi, Marta Mestre, Pollyana Quintella, Vivian Ostrovsky.

Capa-dura, 22x28cm, 320p, 299 imagens, português, MASP, 2022

ISBN 978-65-5777-015-3

Ione Saldanha (Alegrete, Rio Grande do Sul, 1919 – Rio de Janeiro, 2001) foi uma figura pioneira, porém sem o devido reconhecimento na história da arte brasileira do século 20. Embora trabalhasse de maneira intuitiva, o desenvolvimento de sua obra tão rigorosa quanto poética ao longo de quase seis décadas demonstra uma extraordinária coerência. Pode-se pensar na pintura num campo expandido ou ampliado como leitmotif do trabalho: Saldanha pintava sobre tela, papel, longas ripas de madeira, bambus, bobinas e, por fim, sobre objetos empilhados. A cor e o construtivismo faziam parte do seu idioma – por um lado, suas várias paletas de cores ao longo dos anos são tão singulares quanto arrebatadoras; por outro, a geometria e a verticalidade sempre foram referências muito fortes na construção de seus trabalhos. No centro da obra de Saldanha há uma preocupação com uma certa representação ou invenção da cidade e da arquitetura, real ou imaginada, daí o subtítulo deste volume, que acompanha a exposição do mesmo nome no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, a maior mostra e publicação já dedicadas à artista. Este é um livro essencial para quem quer conhecer ou se aprofundar no trabalho de Ione Saldanha, e também para aqueles interessados na arte latino-americana do século 20, particularmente nos rumos da abstração informal e geométrica no meio do século passado.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade