Organização:
Adriano Pedrosa, André Mesquita e Isabella Rjeille
Autores:
Adriano Pedrosa, André Mesquita e Isabella Rjeille
Design:
Paula Tinoco e Edilaine Cunha
capa dura, 22x28cm, 352p, 363 imagenes, português, MASP, 2025
ISBN 978-65-5777-089-4
No ano em que o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém do Pará, o MASP apresenta a exposição Histórias da ecologia. Este livro acompanha a mostra coletiva homônima, que reúne mais de 200 trabalhos de artistas, ativistas e movimentos sociais que examinam, sob diferentes perspectivas, o conceito de “ecologia” como um sistema de inter-relações, explorando as conexões entre seres humanos e mais-que-humanos — que incluem animais, plantas, rios, florestas, montanhas e fungos. Ricamente ilustrado, o catálogo conta com reproduções de trabalhos da exposição e apresenta ensaios curatoriais sobre cada um dos cinco núcleos da mostra — “Teia da vida”, “Geografias do tempo”, “Vir-a-ser”, “Territórios, migrações e fronteiras” e “Habitar o clima”. Com obras de 116 artistas, em sua maioria oriundos do chamado Sul Global, as pinturas, esculturas, bordados, mapas e vídeos revelam não apenas os efeitos do colonialismo, do racismo ambiental e do capitalismo global sobre corpos, territórios e ecossistemas, mas também suas raízes históricas e estruturais e as diferentes visões e modos de habitar e transformar o mundo.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade