HÉLIO MELO

Código: 9786585036030
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Autores:
Jacopo Crivelli Visconti, Tony Gross, Lisette Lagnado, Fálvia Burlamaqui

Capa-dura, 22x27cm, 296p, português, Almeida & Dale, 2023

ISBN 978-65-85036-03-0

Nascido e criado num seringal, Hélio Melo foi seringueiro, catraieiro, barbeiro, vigia, escritor, poeta, músico e artista. A trajetória de vida e o tema de sua produção fazem dele, além do principal artista do Acre e da região amazônica, um artista único no panorama brasileiro do século 20.

Único porque sua obra não é autobiográfica, mas, ao mesmo tempo, retrata com precisão e poesia suas próprias experiências de vida, assim como as de milhares de famílias de seringueiros e, numa perspectiva ainda maior, as de milhões de brasileiros e brasileiras vulneráveis e explorados.

Único porque sua obra transcende a denúncia explícita da exploração de uma mão de obra despreparada e desassistida para adentrar o mítico e o fantástico, convocando seres e fábulas dos povos indígenas da Amazônia, criando imagens e alegorias que simbolizam e sintetizam a violenta transformação social e da paisagem.

Único porque consegue fundir, em pinturas e desenhos aparentemente despretensiosos, um retrato fiel da metódica destruição da floresta durante o regime militar no Brasil.

E único também, ou talvez antes de qualquer outra consideração, porque sua obra consegue ser um retrato da violência, da beleza, da destruição e da imensidão sublime da floresta, de sua existência silenciosa, profunda, insubstituível.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade