IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação nas cores e/ou dimensões.
Colar feito de miçangas de vidro.
Dimensão aproximada: 40 a 45cm.
SOBRE O POVO INDÍGENA TUPINIQUIM
(Aracruz, ES)
Tupiniquim é uma palavra usada como um adjetivo sinônimo de nacional, muitas vezes com carga depreciativa, o que colabora para o desconhecimento generalizado sobre esse povo específico, que vive hoje em terras indígenas de Aracruz, no norte do Espírito Santo. Cestaria com fibras vegetais locais, adornos utilizando sementes e pequenas esculturas de madeira estão entre a produção da etnia.
Um programa envolvendo mais de mil famílias de três terras indígenas resultou na coleção Tupyguá, da qual o MASP Loja possui colares de miçangas coloridas representando peixes, jacarés, tartarugas, aranhas e outros bichos. A coleção foi criada coletivamente em 2017, pela equipe do designer Renato Imbroisi e por mulheres Tupiniquim. A iniciativa partiu da empresa Suzano, que tem uma unidade operacional em Aracruz.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade