Organização:
Iatã Cannabrava e José Antonio Navarrete
Capa-dura, 18x26cm, 256p, bilíngue (português/inglês), Almeida & Dale, 2022
ISBN 978-65-9923-946-5
Uma periodização da história delimitada por datas é sempre um exercício intelectual mais ou menos arbitrário que, ainda assim, serve para estabelecer um marco temporal de estudo e compreensão de um fenômeno ou processo. Para fixar os limites extremos desta mostra, nós, curadores, escolhemos o período que abrange a maior variedade e riqueza de material histórico de arquivo sobre o Foto Cine Clube Bandeirante (FCCB) – entidade que permanece em exercício em nossos dias. São datas marcantes o ano de 1939, quando o Clube foi fundado, e 1982, o último de publicação de sua segunda revista importante, Foto-Cine-Som, que circulou entre 1974 e 1982.1 Trata-se das quatro primeiras décadas de atividade artística do FCCB, ao longo das quais este reuniu um repertório significativo de conquistas artísticas no contexto fotoclubista internacional do pós-Segunda Guerra.
Nessa periodização estão incluídos tanto a origem, o avanço e a apoteose do FCCB como o início da perda de seu peso e influência no panorama da fotografia paulista e, de forma mais abrangente, da fotografia brasileira. Não obstante, pode-se afirmar que durante os anos 1970, que fecham esta exibição, a progressiva decadência do Clube não impediu a gestação e o desenvolvimento, dentro da entidade, de visões artísticas que contribuíram para enriquecer o cenário da fotografia do país.
ATENÇÃO! Capa variante e sortida.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
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