IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho e/ou grafismo.
Dimensão aproximada: 20 cm
SOBRE O POVO INDÍGENA KARAJÁ
O povo indígena Karajá ou Iny (autodenominação) tem nas bonecas e representações de animais de cerâmica um dos traços distintivos de sua cultura. Chamadas de licocó, ritxkòò ou litjocô, as bonecas são pintadas com grafismos que representam formas humanas e a fauna da região. Em 2012, elas foram reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial brasileiro. São as mulheres que modelam, queimam e pintam a argila. Além das bonecas, fazem também miniaturas de bichos, tais como anta, tamanduá, tracajá, onça, tartaruga e tatu.
As cuias e maracas, também muito características da etnia, normalmente apresentam coloração roxa. Os grafismos que as ornamentam são geométricos e funcionam como uma assinatura do povo. O MASP Loja trabalha com alguns fornecedores, com destaque para a Casa de Cultura Karajá. Criada em 2002, é administrada por Cleivan Myxiwetoro Karajá e tem o objetivo de gerar renda aos indígenas por meio da venda direta de objetos artesanais feitos por várias aldeias do Mato Grosso e do Tocantins.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade