CONCRETO E CRISTAL: O ACERVO DO MASP NOS CAVALETES DE LINA BO BARDI

Código: 9788555910012
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Organizadores:
Adriano Pedrosa e Luiza Proença

Autores:
Adriano Pedrosa, Alexander Gaiotto Miyoshi, Gabriela Campagnol, Giancarlo Latorraca, Karen Barbosa, Lina Bo Bardi, Luiza Proença, Martin Corullon, Olivia de Oliveira, Renato Anelli, Roger M. Buergel, Stephen Mark Caffey e Zeuler R. M. de A. Lima

Capa dura, 21x29cm, 320p, bilíngue (português/inglês), MASP/Cobogó, 2015

ISBN 978-85-559-1001-2

Concreto e cristal: o acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi registra a retomada dos icônicos cavaletes de cristal, também chamados cavaletes de vidro, que constituíam a expografia projetada por Lina Bo Bardi para a atual sede do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), inaugurada em 1968. Ao remover as obras da parede e colocá-las sobre suportes transparentes de vidro, sustentados por uma base de concreto, e espalhá-las livremente pelo espaço monumental da instituição, a arquiteta almejava questionar a visão do museu como um espaço cultural privilegiado, conferindo ao visitante autonomia para decidir o próprio percurso pelo acervo. Removidos em 1996 a pretexto de que danificavam as obras, os cavaletes passam a ser renovados e reincorporados à montagem do acervo em dezembro de 2015, a partir da revisão crítica e da retomada das origens fundadoras do museu adotada por sua nova diretoria artística.

Organizada por Adriano Pedrosa e Luiza Proença, a publicação reúne mais de 300 imagens das obras da coleção expostas na apresentação dos novos cavaletes, ao lado de fotografias históricas dos cavaletes originais e documentos relacionados ao tema. O livro também traz ensaios de diferentes autores sobre os cavaletes de cristal, que os abordam sob diferentes perspectivas, refletindo sobre seus aspectos históricos, conceituais e técnicos.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade