CLAUDIA ANDUJAR – A LUTA YANOMAMI

Código: 9788583460503
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Organizadores:
Thyago Nogueira

Autora:
Claudia Andujar,

Textos:
Bruce Albert, Claudia Andujar e Thyago Nogueira

Design:
Elisa von Randow e Julia Masagão

Brochura, 23x31cm, 336p, português, IMS, 2018

ISBN 978-85-8346-050-3

O catálogo da exposição Claudia Andujar: a luta Yanomami reúne imagens do trabalho da fotógrafa dedicado aos Yanomami, retomando aspectos pouco conhecidos de sua trajetória e da sua luta pela demarcação da terra indígena. Claudia Andujar registrou os Yanomami pela primeira vez em 1971, para uma matéria da revista Realidade. O encontro mudou a vida da fotógrafa, que voltou inúmeras vezes ao território para documentar aquela cultura ainda relativamente isolada. A publicação apresenta os primeiros anos do contato, quando Andujar acompanha as atividades diárias na floresta e na maloca, participa dos rituais xamânicos e faz um projeto de desenho em que os convida a representar sua própria cultura. A segunda parte apresenta o contato dos Yanomami com os brancos e suas consequências. São fotografias da construção da rodovia Perimetral Norte, dos conflitos com os garimpeiros, das missões religiosas, das epidemias, do projeto de saúde organizado por Andujar nos anos 1980, quando ela mobiliza órgãos internacionais para uma grande campanha de vacinação por todo o território. O catálogo ainda contém um ensaio biográfico de Claudia feita pelo curador Thyago Nogueira, um texto sobre os Yanomami do antropólogo Bruce Albert, uma cronologia da jornalista Jan Rocha e um texto de 1975 da própria Claudia.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade