IMPORTANTE Foto meramente ilustrativa, a venda se refere a uma unidade do cesto.
Peça artesanal, portanto, pode haver variações de tamanho, coloração e grafismo.
POVO INDÍGENA YANOMAMI
(Roraima)
Demarcada pelo governo brasileiro em 1992, a Terra Indígena Yanomami é a maior do Brasil, ocupando 9,6 milhões de hectares. Os Yanomami são a maior população humana que vive em alto grau de isolamento na floresta tropical. São cerca de 40 mil pessoas, distribuídas em 550 comunidades, 300 nos estados do Amazonas e de Roraima, e 250 na Venezuela. Ações decorrentes do garimpo, da pecuária e da exploração ilegal da floresta vêm levando ao genocídio dos indígenas, situação trágica que só ficou conhecida em toda a sua extensão no início de 2023.
A resistência à invasão dos brancos passa por vários pontos, entre o incentivo à difusão da arte Yanomami, que encerra uma sabedoria acumulada por gerações, desde a maneira correta de coletar a matéria-prima, até os significados simbólicos das técnicas usadas. Em 2014, o líder Davi Kopenawa Yanomami fundou a Hutukara Associação Yanomami, com sede em Boa Vista, que, entre outras ações, estimula, comercializa e distribui os artefatos Yanomami, em parceria com o Instituto Socioambiental (ISA). É dali que chegam os produtos da floresta para o MASP Loja, dentre os quais os cestos Wii e Xotehe, de trançado de cipó titica (Heteropsis flexuosa) e fios de fungo negro. Segundo se tem registro, as mulheres Yanomami são as únicas artesãs no mundo a utilizarem esse fio de origem fúngica para confecção de artesanato. O fungo foi nomeado por cientistas de Marasmius yanomami em homenagem ao povo. Os Yanomami vêm produzindo também alimentos como chocolate e cogumelo desidratado.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade