CESTO DE TUCUM - POVO INDÍGENA PARAKANÃ

Código: 0017865
Selecione a opção de Medida:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Produto artesanal, contém variações de tamanho e coloração. Foto ilustrativa.

 

POVO INDÍGENA PARAKANÃ

(Pará)

Autodenominados Awaeté, que significa “gente (humanos) de verdade”, os Parakanã habitam as Terras Indígenas Parakanã e Apyterewa, ambas no Pará. O MASP Loja tem em seu portfólio objetos de indígenas de Apyterewa, nos municípios de Altamira e São Félix do Xingu. A terra indígena foi homologada em 2007, porém, nesses mais de 15 anos, o poder público foi incapaz de realizar a retirada de não indígenas do local. Manifestação do Ministério Público Federal, em 2002, afirma que as invasões de madeireiros e garimpeiros vêm aumentando exponencialmente e, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), essa se tornou a terra indígena mais desmatada do país.

A economia da floresta é baseada na produção de castanhas e no artesanato. Entre os objetos, estão cestos de tucum (Bactris setosa Mart.), vassouras de cipó titica (Heteropsis flexuosa) e pulseiras de miçanga. A Associação Tato’a representa os indígenas da Terra Indígena (TI) e mantém a loja Kania Arte Parakanã em Altamira. Desde 2011, a TI Apyterewa protagoniza e integra uma rede de experiências piloto de implementação de políticas públicas de gestão territorial e ambiental de TIs, fruto de uma cooperação técnica entre a Funai e a The Nature Conservancy (TNC). No Plano de Gestão Territorial e Ambiental de Apyterewa,
elaborado em 2018, o artesanato é visto como uma ferramenta para o desenvolvimento de suas atividades produtivas e socioculturais.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade