Organização:
Adriano Pedrosa e Guilherme Giufrida
Autores:
Ashton Cooper, David Joselit, Guilherme Giufrida, Jack Halberstam e Vi Grunvald
Design:
Estúdio Permitido – Vitor Cesar e Karime Zaher
Capa-dura, 21x28cm, 190p, 135 imagens, português, MASP, 2024
ISBN 978-65-5777-059-7
Uma das principais artistas da fotografia internacional contemporânea, Catherine Opie (Sandusky, Ohio, Estados Unidos, 1961) é conhecida por seus retratos pioneiros da cena queer californiana desde o final dos anos 1980. Um dos elementos fundamentais do trabalho da artista é o registro de diferentes performances de gênero através de uma revisão crítica do gênero do retrato. Daí o título da exposição, que se apoia na duplicidade do sentido da palavra “gênero” na língua portuguesa: tanto categoria artística quanto identitária. Opie dialoga com a tradição do retrato — esse modo de representar a figura humana que remonta ao século 15 no Ocidente — produzindo um arquivo de diversos sujeitos, coletivos, gêneros e sexualidades de seu tempo. O trabalho de Opie é absolutamente fundamental para a fotografia contemporânea ao questionar, por meio da produção de imagens, distinções tradicionais binárias entre o masculino e o feminino, com o intuito de reconhecer e de acolher muitos outros, algo intrínseco e central nas discussões em torno de questões LGBTQIA+. A mostra no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) é a primeira individual de Opie no Brasil, e conta com 66 fotografias da artista feitas entre 1987 e 2022, bem como 21 pinturas do acervo realizadas entre os séculos 15 e 19, também reproduzidas neste catálogo, com o objetivo de acentuar os diálogos, tensões e reformulações propostos pelo trabalho de Catherine Opie.
Mário de Andrade: Two Lives accompanies the exhibition held at Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) dedicated to the Brazilian author, photographer, and art collector Mário de Andrade (1893–1945). From never-seen-before modernist portraits and sculptures to amateur photographs taken by him on his ethnographic trips to Northern and Northeastern Brazil, the exhibition is the first dedicated to analyzing Mário’s art collection and photographs through a queer gaze, as his sexual orientation still provokes debates in Brazil. Richly illustrated, this catalog envisions an image of Mário that goes beyond the well-renowned writer of novels, short stories, and poems, with unpublished and groundbreaking essays that serve as a base for specialists and the broader audience that seek a deeper understanding of the queer aspects of Mário de Andrade’s body of work and life. This volume includes texts by Regina Teixeira de Barros, curator of the exhibition, Daniela Rodrigues, Assistant Curator, Carolina Casarin, Ivo Mesquita, Jorge Vergara, and Nathaniel Wolfson.
O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade