BICHO DE CERÂMICA - POVO INDÍGENA WAUJA

Código: 0018242
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho e/ou grafismo.

Bicho de cerâmica.

Dimensão aproximada: 25 x 10 cm

 

SOBRE O POVO INDÍGENA WAUJA

O Parque Indígena do Xingu (PIX) ocupa 2,6 milhões de hectares no norte de Mato Grosso e foi homologado pelo governo federal em 1961. A área cultural conhecida como Alto Xingu, localizada na porção sul do Parque, tem povos que compartilham muitos aspectos do seu modo de vida e visão de mundo, apesar de falarem línguas diferentes. Desde tempos pré-coloniais os Aweti, Kalapalo, Kamaiurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Trumai, Wauja e Yawalapiti estão articulados em redes de trocas, casamentos e rituais. Nesse intercâmbio há uma especialização na produção da cultura material que reforça e celebra suas identidades particulares e suas diferenças.

Os Wauja são os ceramistas tradicionais do Alto Xingu, muito conhecidos por suas panelas de vários formatos, com grafismos característicos e diferentes tamanhos – das minúsculas usadas como brinquedos pelas crianças; às que chegam a atingir mais de um metro de diâmetro. Eles contam que há muito tempo as panelas cerâmicas chegaram navegando e cantando sobre o dorso de uma grande cobra-canoa. A cobra ofereceu-lhes então a visão primordial desses artefatos, conferindo-lhes o conhecimento sobre a arte oleira. Além das cerâmicas, o MASP Loja comercializa também pás de beiju, pulseiras de miçanga e bancos de sentar dos Wauja.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade