APITO SAPINHO - POVO INDÍGENA TUKANO

Código: 0015420
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Foto meramente ilustrativa, os apitos são vendidos separadamente.

Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho e/ou grafismo.

Dimensão: 9cm a 12cm.

 

SOBRE O POVO INDÍGENA TUKANO

(Amazonas)

Em suas mais de 30 subdivisões, os Tukano vivem em territórios que abramgem áreas do Estado do Amazonas, da Colômbia e da Venezuela. No Amazonas, concentram-se nas proximidades dos rios Tiquié, Papuri e Uaupés, além do Rio Negro, sobretudo no município de São José da Cachoeira. A etnia é tradicionalmente fabricante de banquinhos esculpidos em madeira, com assentos pintados em motivos geométricos, que se encontram também na cestaria produzida pelo povo. Mais recentemente, têm feito adornos com fios de tucum e sementes de plantas locais. Além disso, a cerâmica Tukano é também bastante tradicional, a cor preta característica das peças é obtida através da mistura do barro com cinzas de partes do tronco da árvore Caraipé. 

A Federeção das Organizações Indígenas do Rio Negro tem promovido e incentivado as cadeias produtivas que valorizam a cultura dos povos e a biodiversidade da região, apoiando vários projetos de melhoria e difusão do artesanato.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja comercializa publicações editadas pelo museu, outras editoras, sua linha própria de produtos, e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, elaborados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade