APITO SAPINHO - POVO INDÍGENA BANIWA

Código: 0015422
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Foto meramente ilustrativa, os apitos são vendidos separadamente.

Peça artesanal, portanto, pode haver variação de tamanho e/ou grafismo.

Dimensão: 9cm a 12cm.

 

SOBRE O POVO INDÍGENA BANIWA

(Amazonas)

Os Baniwa vivem em aldeias localizadas no entorno do Rio Içana e seus afluentes Cuiari, Aiairi e Cubate, na fronteira do Brasil com Colômbia e Venezuela. Também são encontrados em comunidades no Alto Rio Negro e nos centros urbanos de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel e Barcelos (AM). A etnia se destaca pela cestaria feita com fibra de arumã. Cestos, balaios e peneiras em vários formatos são parte do cotidiano Baniwa, utilizados para recolher a massa de mandioca ou servir beiju nas refeições. A etnia é conhecida, ainda, pela variedade de pimentas, que usa há milênios como proteção contra maus espíritos, purificador de alimentos e antisséptico facial. Além disso, os Baniwa também confeccionam objetos de cerâmica, como jarros e apitos.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja comercializa publicações editadas pelo museu, outras editoras, sua linha própria de produtos, e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, elaborados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade