ABANO DE PALHA - POVO INDÍGENA ZO'É

Código: 0017184
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

IMPORTANTE Produto artesanal, portanto, pode conter variações de tamanho e coloração.

Dimensão aproximada: 27 cm x 28 cm.

 

POVO INDÍGENA ZO’É

Situada no norte do Pará, a Terra Indígena Zo’é foi demarcada e homologada em 2009, com 668 mil hectares. O Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) contabilizou, em 2021, 321 pessoas, que ainda circulam em intensa mobilidade entre 52 pequenas aldeias, o que lhes permite viver da floresta sem degradá-la, pois “as atividades de cultivo das roças, de caça, pesca e coleta são feitas em pequena escala, pelas diferentes famílias, em áreas distintas”. “Em situação de recente contato, os Zo’é convivem com agentes de assistência governamental há apenas quatro décadas, mantendo vigorosamente suas formas de organização social e territorial.”

Desde 2016, a equipe da Frente de Proteção Etnoambiental Cuminapenama (FPE) vem consolidando o Fundo de Artesanato Zo’é (FAZ), com apoio do Iepé. O MASP Loja tem em seu portfólio cestaria de fibras de arumã (Ischnosiphon arouma) e alça de fibra de curauá; panelas e recipientes de cerâmica para torrar beiju de tapioca; pentes em lascas de pau d’arco e fios de algodão nativo; além de pulseiras de argolas de ouriço de Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa), sendo a castanha um dos principais alimentos dos Zo’é. As pulseiras são polidas e tingidas com urucum, para serem usadas em conjunto de sete argolas pelas mulheres em seu cotidiano.

Produtos relacionados

Sobre a loja

O MASP Loja vende catálogos e antologias editados pelo museu, sua linha própria de produtos, bem como livros de outras editoras e uma seleção de objetos provenientes de várias partes do país, criados por comunidades de artesãos, povos indígenas e designers.

Social
Pague com
  • Pix
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - CNPJ: 60.664.745/0001-87 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade